Projeto Escola Tempo Integral

Projeto da Rede Estadual de Ensino de MG, que tem por finalidade ampliar as oportunidades educacionais dos alunos, por intermédio da expansão do período de permanência diária nas atividades promovidas pela escola. Nosso desejo é que esse espaço não seja apenas um diário de bordo, meramente descritivo, como um inventário de ações, projetos e atividades realizadas pelos professores e alunos. Trata-se de uma ferramenta importante para divulgação e compartilhamento de idéias, dividir dúvidas e descobertas e, além disso, criar possibilidades para a produção e construção de um ensino de qualidade. Sejam todos bem vindos!

20 de nov. de 2012

TEXTO REFLETINDO SOBRE A NOSSA ORGANIZAÇÃO, UTILIZAÇÃO E EQUIPE


Refletindo sobre a nossa organização, utilidade e equipe

                Um dia, o leão, rei de todos os animais, pensou em formar um grande exército. Certa tarde reuniu a todos, informou-lhes do seu propósito e começou a repartir as diferentes atividades que cada um deveria realizar.
                Ao Elefante, por causa de seu tamanho e força, coube carregar as ferramentas e os utensílios. Em cima dele colocou alguns LOBOS para que, com sua ferocidade, guardassem as ferramentas do assalto de possíveis ladrões.
                Ao Urso, encarregou de dar grandes saltos quando viesse o “inimigo”.
                Ao Macaco, disse:
                - Você, com os seus gritos e acrobacias, deve entreter o inimigo.
                Para a Raposa, mandou farejar, para que avisasse de um possível e eminente ataque inimigo.
                O Leão estava ocupado nessas tarefas, quando um dos animais disse:
                - A Lebre é muito medrosa e o burro, muito lento. Por isso, não servem para nada, serão um obstáculo, um embaraço só.
                - Obstáculo? Embaraço? Perguntou o Leão:
                - Está muito enganado.
                - A Lebre, pela sua rapidez, será aproveitada como mensageira. Ela irá levar e trazer as mensagens; e o burro, com os seus relinchos, nos servirá de corneta. E, desse modo, o leão organizou um grande exército, que guardava o território onde todos viviam, protegendo-os de qualquer ataque inimigo.
Pense: Você acha que o leão distribuiu as diferentes atividades segundo as aptidões de cada um? Você faria a mesma distribuição? Mediante a fábula quais são as suas expectativas na coordenação de seu trabalho no decorrer do ano novo? Em nossos dias, precisamos de pessoas que saibam desenvolver o senso de união, que tenham autoridade de Deus, sejam responsáveis por aquilo que faz e que coloquem sua capacidade à disposição para ser um colaborador. É preciso ter visão dos objetivos que lida a partir do planejamento elaborado; descobrir e executar novas metodologias para a realização da atividade planejada; ter habilidade para conduzir seus componentes; saber cobrar de seus as atribuições delegadas; observar e controlar o tempo de toda e qualquer atividade que estiver sob sua responsabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário