Projeto Escola Tempo Integral

Projeto da Rede Estadual de Ensino de MG, que tem por finalidade ampliar as oportunidades educacionais dos alunos, por intermédio da expansão do período de permanência diária nas atividades promovidas pela escola. Nosso desejo é que esse espaço não seja apenas um diário de bordo, meramente descritivo, como um inventário de ações, projetos e atividades realizadas pelos professores e alunos. Trata-se de uma ferramenta importante para divulgação e compartilhamento de idéias, dividir dúvidas e descobertas e, além disso, criar possibilidades para a produção e construção de um ensino de qualidade. Sejam todos bem vindos!

13 de jun. de 2012

OFICINA - RESGATANDO AS BRINCADEIRAS E CANTIGAS ANTIGAS


ATIVIDADE DESENVOLVIDA EM SALA DE AULA E AUDITÓRIO/ EXTRA CLASSE

Resgatando as brincadeiras e cantigas antigas. Foi um trabalho desenvolvido em parceria com os 7º Anos do Ensino Fundamental (7/1, 7/2 e 7/3), sob a direção da Professora Dra. Maria da Penha Ferreira de Assis, tendo como convidada de honra a Professora Aparecida Queiroz Vargas.



"Quem canta seus males espanta"

Todos gostam de brincadeiras. Essas cantigas são muito importantes, pois pertencem à tradição oral e são transmitidas de geração a geração. 

Pesquisar sobre as diferentes cantigas de roda que existem.

Proporcionar a leitura das canções.
Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda.
Resgatar as brincadeiras mais antigas.
Recuperar com os pais, avós, amigos, vizinhos e em livros, cantigas de roda e as brindadeiras.
Trabalhar com o grupo de alunos as cantigas e as brincadeiras.
Analisar as cantigas de roda
Criar e inventar outras cantigas de roda e outras brincadeiras.
O que pode ser trabalhado com este projeto?
Língua Portuguesa, Artes, Estudos Sociais e Matemática.
Brincando, os alunos exercitam sua capacidade de socialização, habilidade necessária em qualquer ambiente que exija convivência e traquejo social. Ao longo da vida, a “roda” terá cenários bem mais amplos: a escola, o trabalho, a cidade, o país e a família que o adulto vier a formar.
E embora não seja o remédio para todos os males, as cantigas de roda podem até favorecer, nessa idade, a convivência dos clubes do bolinha e da luluzinha, sem maiores desavenças.
De verso em verso, as músicas e as danças também mantêm vivas a história e a cultura de um determinado país ou região.
É o que se vê, por exemplo, em o Peixe Vivo, canção que relata a lenda amazônica do boto, que seduzia as jovens solteiras dos povoados ribeirinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário