Projeto Escola Tempo Integral

Projeto da Rede Estadual de Ensino de MG, que tem por finalidade ampliar as oportunidades educacionais dos alunos, por intermédio da expansão do período de permanência diária nas atividades promovidas pela escola. Nosso desejo é que esse espaço não seja apenas um diário de bordo, meramente descritivo, como um inventário de ações, projetos e atividades realizadas pelos professores e alunos. Trata-se de uma ferramenta importante para divulgação e compartilhamento de idéias, dividir dúvidas e descobertas e, além disso, criar possibilidades para a produção e construção de um ensino de qualidade. Sejam todos bem vindos!

6 de set. de 2012

PASSEIO AO SÍTIO FURRIEL - ALVORADA


Um dia de passeio com os alunos no Sítio Furriel, localizado no distrito de Alvorada, além de ter sido muito prazeroso, foi também muito interessante aos trabalhos desenvolvidos através do Projeto Tempo Integral. É uma oportunidade única ter aula sobre Educação Ambiental, com uma gama de recursos pedagógicos para professores e as mais variadas atividades escolares.
Sendo um Sítio, as visitas foram orientadas pelos professores que fornecem uma infinidade de informações. Nada melhor para o professor do que os alunos vivenciarem na prática tudo o que foi visto nos livros. É sabido que os alunos tem mais facilidade de guardar em suas memórias tudo aquilo que eles conseguem ver e tocar.
O passeio escolar pode se tornar uma grande aula prática, que apresenta uma gama de atividades educacionais voltadas para o meio ambiente. Entre elas está a Educação Ambiental, preparada diferenciadamente. Os participantes podem realizar atividades na prática e ao ar livre, percorrendo trilhas entre morros com mata nativa e cultivada, arroios, açudes, piscinas naturais, campos e observar o relevo, o clima, a fauna e flora nativa da região.
Atividades lúdicas como os passeios na carreta de boi, de charrete e de trator pela paisagem da vida no campo, são experiências para serem lembradas por muito tempo, deixando um gostinho de contato com a natureza no imaginário das crianças. Atividades pedagógicas, que visam sensibilizar os alunos da importância e do respeito com o meio em que vivemos são de grande importância para a compreensão do todo em que estamos conectados. Unindo o lazer rural à consciência ecológica, está voltando seu foco à importância da Educação Ambiental no dia-a-dia de todos. Vivenciando a natureza como ela se encontra em seu modo original, os alunos e professores poderão na volta para a escola, compará-la à realidade do meio urbano e à suas modificações. Um projeto interdisciplinar surge desta associação, onde a história, a geografia, a ciências, o português, a educação física, entre outras, são disciplinas que auxiliarão a compreensão entre nossos atos e as conseqüências que eles provocam.

2 comentários:

  1. Foi um trabalho maravilhoso..... Estavam conosco os alunos da sala de recursos acompanhados da professora Márcia Leal.

    Professores Waldirene e Gothardo.

    ResponderExcluir
  2. É muito bom realizar trabalhos em parceria, quando desenvolvidos com profissionai qualificados e fazem as coisas acontecerem. Obrigada professora Wal e professor Gothardo pela a oportunidade de estar nos incluido nessas maravilhas. Parabéns!!!


    Professora Marcia Leal e alunos da sala de Recurso.

    ResponderExcluir