Projeto Escola Tempo Integral

Projeto da Rede Estadual de Ensino de MG, que tem por finalidade ampliar as oportunidades educacionais dos alunos, por intermédio da expansão do período de permanência diária nas atividades promovidas pela escola. Nosso desejo é que esse espaço não seja apenas um diário de bordo, meramente descritivo, como um inventário de ações, projetos e atividades realizadas pelos professores e alunos. Trata-se de uma ferramenta importante para divulgação e compartilhamento de idéias, dividir dúvidas e descobertas e, além disso, criar possibilidades para a produção e construção de um ensino de qualidade. Sejam todos bem vindos!

25 de mai. de 2012

ENCONTRO COM OS PAIS DOS ALUNOS (FAMÍLIA e ESCOLA)

            A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
            Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
            O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
            Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes.


Um comentário:

  1. A criança ao nascer é inserida no seu primeiro contexto social que é a família. A família, hoje, se apresenta com diferentes configurações. Grande parte delas necessita de orientações, principalmente aquelas que se encontram em grande situação de vulnerabilidade social e emocional.
    É nesta família que o bebê realiza as suas primeiras experiências, que devem ser vivenciadas com muita segurança e afeto.
    Os pais devem entender a importância da sua presença na vida da criança e que, desta relação, ambos aprenderão.
    A criança deve sentir que pertence a um grupo familiar. Pai e mãe devem estar presentes para a primeira grande tarefa afetiva, coloquial e não autoritária de introduzir rotinas e organização.
    Cabe aos pais o elogio, propor, não exigir e punir e, sim, ensinar de maneira positiva, encorajando e encaminhando os filhos. Amar é, sem dúvida, uma permanente aprendizagem para pais e filhos.
    Amar é propor e passa pela prática de aprender o valor do silêncio, do exemplo, do ritual dos limites, do saber a quem pertencemos e, deste modo, alcançar uma educação com ética, cidadania e humanismo.
    Parabéns por valorizarem a família na escola.
    Sheila Matarazzo. Campos RJ

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